Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2003 - 14h57

Explosão de motocicleta-bomba deixa 2 mortos na Colômbia

da Folha Online

A explosão de uma motocicleta carregada de explosivos deixou hoje dois mortos e e um ferido na cidade de Arauquita (350 km a nordeste de Bogotá), na Colômbia, disse um porta-voz policial.

O coronel Luis Alcides Morales, comandante da polícia no Estado de Arauca, onde se localiza Arauquita, disse que a motocicleta explodiu quando era dirigida por um homem não-identificado no bairro La Libertad.

"Aparentemente, tiraram a moto de uma casa e ela explodiu, deixando totalmente destroçado o condutor e causando a morte de uma criança de dois anos que saía de uma loja com o pai, que está gravemente ferido", declarou o coronel.

Apesar de não atribuir inicialmente a autoria do incidente a algum grupo especifamente, Morales disse que na região existe a presença de guerrilhas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional), assim como de paramilitares da AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia).

Em Arauca, que está sob estrito controle militar, ocorreram neste ano seis atentados com explosivos colocados em carros, motocicletas e bicicletas, atribuídos às Farc e ao ELN, que deixaram 15 mortos e mais de 30 feridos, além de vários assassinatos.

No último dos atentados ocorreu em 17 de abril, quando um menino de oito anos foi enganado para que dirigisse uma bicicleta-bomba que logo foi detonada por controle remoto, causando a sua morte.

Em Arauca, encontram-se cerca de 70 militares dos EUA que treinam soldados colombianos na proteção do oleoduto Caño-Limón Coveñas, o principal do país, operado pela multinacional norte-americana Oxy.

Com France Presse

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página