Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2003 - 20h56

Mulher tenta agredir ex-ditador Pinochet no norte do Chile

da Folha Online

Uma manifestante que se portava como admiradora tentou agredir com um tapa na face o ex-ditador chileno Augusto Pinochet no norte do Chile, segundo testemunhas. Pinochet, 87, tem passado férias nos últimos 12 dias em Iquique (1.460 km ao norte de Santiago).

Reuters - 11.mar.2001
O general Augusto Pinochet, 87

O general aposentado foi abordado por um grupo de transeuntes quando terminava uma visita na sede de uma organização beneficente. No meio da confusão, Dolores Cautivo aproximou-se dele com o pretexto de tirar uma foto. Quando ela estava perto o suficiente, tentou desferir um tapa no ex-ditador, que foi puxado por seus seguranças, informou Aldo Solimano, que presenciou a cena.

A medida que a polícia arrastava a mulher, ela gritava ''assassino'' e outros insultos, acusando-o de ser responsável pela morte de seu irmão em 1973.

Cerca de 3.000 pessoas, em sua maioria de grupos de esquerda, foram mortos ou ''desapareceram'' sob a ditadura militar de Pinochet, que é acusado de várias violações dos direitos humanos durante seu regime (1973-1990).

A Justiça chilena determinou Pinochet incapaz de ser julgado, sob acusação de violação de direitos humanos, em razão de suas condições de saúde, no ano passado.

Em recentes imagens de TV feitas em Iquique, o ex-presidente andava com dificuldade, mas aparecia descontraído, fazendo compras e visitando amigos militares.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página