Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2009 - 10h47

Terremoto de 6 graus de magnitude atinge México

Publicidade

colaboração para a Folha Online

Um terremoto de 6 graus de magnitude na escala Richter atingiu na manhã desta sexta-feira o Golfo da Califórnia, no noroeste do México, mas quase não foi percebido pela população nem causou danos, segundo autoridades dos Estados de Baja Califórnia Sur e Sinaloa.

O Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano informou que o tremor foi registrado às 5h (8h em Brasília) na região sul do Golfo da Califórnia, a mais de 10 km de profundidade.

Um oficial da Secretaria de Segurança Pública de Baja Califórnia Sur explicou que não foram feitas chamadas de emergência por parte da população.

O SSN, que tem sua sede na Cidade do México, também não recebeu chamados por parte de autoridades dos Estados afetados pelo terremoto.

Itália

A região italiana dos Abruzos, epicentro do terremoto que castigou o centro do país no dia 6 de abril e que deixou quase 300 mortos, registrou nesta sexta-feira um terremoto de 4,1 graus de magnitude na escala Richter.

O tremor, cujo epicentro foi localizado a poucos quilômetros ao norte da capital da região, L'Aquila, aconteceu às 13h03 (8h03 de Brasília) a 8,8 km de profundidade, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia italiano (INGV).

A intensidade do tremor fez com que muitos moradores de L'Aquila, uma das cidades mais afetadas pelo terremoto de abril, saíssem à rua atemorizados.

O tremor --que foi o de maior intensidade registrado nas últimas semanas-- aconteceu a apenas cinco dias de acontecer em L'Aquila a cúpula de chefes de Estado e de governo do G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia).

Desde o terremoto do dia 6 de abril, de 5,8 graus da escala Richter, que destruiu parte da cidade de L'Aquila e causou 299 mortos e milhares de deslocados, as réplicas não pararam de acontecer.

Com France Presse e Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página