Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2003 - 16h56

Diretor de comunicação de Blair exige desculpas da BBC

da France Presse, em Londres

Alastair Campbell, diretor de comunicação do primeiro-ministro britânico Tony Blair, exigiu hoje desculpas da cadeia de rádio BBC por tê-lo acusado de haver "exagerado" o dossiê sobre o arsenal iraquiano publicado em setembro de 2002 pelo governo britânico.

"[Andrew] Gilligan [um dos especialistas em questões de defesa da rádio BBC] me acusou de ter exagerado este dossiê e de tê-lo modificado, opondo-me, assim, aos conselhos dos serviços secretos", declarou Campbell ante a comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns.

"É uma mentira e não cederei até que obtenha desculpas de sua parte", disse Campbell.

A direção da BBC informou hoje em um comunicado que não se desculpará.

"Não pensamos que temos que nos desculpar por nada. Lamentamos que Alastair Campbell tenha escolhido o caminho de acusar a Andrew Gilligan e a BBC de mentirosos", diz o texto.

A rádio BBC, na voz de Gilligan, tinha acusado o diretor de comunicação de Tony Blair de ter exagerado deliberadamente o informe sobre o arsenal iraquiano em setembro, acrescentando, entre outras, a menção segundo a qual o regime do presidente iraquiano deposto de Saddam Hussein poderia acionar armas de destruição em massa em 45 minutos.

Campbell foi interrogado hoje pela comissão que investiga a maneira como o governo Blair supostamente exagerou a ameaça iraquiana para obter um respaldo da opinião pública e participar junto aos Estados Unidos da guerra contra Saddam Hussein.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página