Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2003 - 18h29

Blair recebe medalha do Congresso dos EUA por apoio no Iraque

da France Presse, em Washington

A Câmara dos Representantes aprovou hoje a concessão da medalha de ouro do Congresso, a maior dignidade civil dos Estados Unidos, ao primeiro-ministro britânico, Tony Blair, por seu apoio à invasão do Iraque.

Blair se tornará o segundo líder britânico a receber o prêmio, que também foi concedido ao primeiro-ministro Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial.

Reuters - 24.02.2003
Tony Blair, primeiro-ministro do Reino Unido

A Câmara dos Representantes aprovou o nome de Blair, seguindo uma decisão similar do Senado no mês passado, ''em reconhecimento a suas excepcionais e duradouras contribuições para manter a segurança de todas as nações amantes da liberdade''.

''O Congresso considera que o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, demonstrou claramente, durante um momento muito difícil e histórico para nossos dois países, que é um leal e firme aliado dos Estados Unidos'', afirma o texto da declaração.

A medalha de ouro do Congresso já foi entregue a diversas figuras importantes da história, como, por exemplo, George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos, Rosa Parks, pioneira em direitos humanos, e o Elie Wiesel, escritor sobrevivente do Holocausto.

A medalha de ouro é diferente da medalha de honra do Congresso, que é o maior reconhecimento que um militar pode receber por suas ações no campo de batalha.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página