Mundo
04/07/2009 - 03h22

Nova Zelândia confirma primeiras mortes causadas pela gripe

Publicidade

da Efe, em Manila

Autoridades da Nova Zelândia confirmaram neste sábado as três primeiras mortes no país causadas pela gripe suína. As vítimas no país são uma mulher que morreu nesta manhã (hora local), um homem de 42 anos e um jovem de 19. O país confirmou 945 casos da gripe até hoje.

O ministro da Saúde neozelandês, Tony Randall, pediu que a população mantenha a calma, porque "não há razão para alarme", apesar de a epidemia continuar avanço e sua presença no país ser dada como certa "ainda por algum tempo".

O mais recente balanço da OMS, divulgado nesta sexta-feira, registrou que 89.921 pessoas de 125 países e territórios já contraíram a gripe suína. Em 382 casos, os pacientes morreram. No dia 11 de junho, a organização anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada), devido à ampla distribuição geográfica do vírus.

Os Estados Unidos possuem o maior número de casos --33.902-- e de mortes --170. Nos últimos dois dias, o país registrou 6.185 novos casos e 43 mortes causadas pela doença. No México --considerado o epicentro da gripe suína--, foram confirmados até agora 10.262 casos e 119 mortes. O Canadá registrou 7.983 casos e 25 mortes.

No Reino Unido --o país europeu mais afetado--, as autoridades de saúde já registraram 7.447 infectados com o vírus da doença e três mortes. Na América do Sul, o país mais afetado é o Chile, que confirmou 7.376 casos e 14 mortes. No entanto, a Argentina possui o maior número de mortes --26 de um total de 1.587 casos.

Brasil

O ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, afirmou nesta sexta-feira que mais 19 casos de gripe suína foram confirmados no Brasil. Com isso, o número de pessoas infectadas sobe para 756. De acordo com o governo, a maioria dos infectados no país, desde 8 de maio, já recebeu alta ou está em processo de recuperação.

O governo informou que 1.414 casos suspeitos são monitorados no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial.

O ministro também anunciou que o governo vai fazer um "uso racional" dos medicamentos para contenção da doença.

"A medida do governo brasileiro [de restringir a internação e medicação a pessoas imunodeprimidas, idosos e crianças com menos de 2 anos, tomada na semana passada] revelou-se extremamente acertada. A medicação desnecessária pode levar a uma resistência ao vírus, como já ocorreu em três países, Dinamarca, Japão e Hong Kong", afirmou.

Sintomas

No dia 11 de junho, a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade.

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Comentários dos leitores
Mauricio F Beltran (13) 08/11/2009 10h32
Mauricio F Beltran (13) 08/11/2009 10h32
A mídia realmente está ofuscando o que ocorre no mundo, e no Brasil também.
Acompanhem no meu blog:
www.mauricio.beltran.nom.br/blog
sem opinião
avalie fechar
Luiz Canazar (37) 07/11/2009 21h47
Luiz Canazar (37) 07/11/2009 21h47
Afora este fórum, não há mais quase nada na mídia nacional informando sobre o avanço da pandemia no Hemisfério Norte. Infelizmente, a situação é mais grave do que era de se esperar. Há rumores de que o vírus sofreu uma mutação, o que está se disseminando na Ucrânia é de um tipo diferente do H1N1. Parece que a vacina não imuniza, o país está importando lotes e mais lotes emergenciais de Tamiflu. 2 opiniões
avalie fechar
eugenio araujo (80) 07/11/2009 15h21
eugenio araujo (80) 07/11/2009 15h21
Onde esta a investigação criminal sobre o "protocolo" do MS. No Brasil concentra 1/3 das mortes por H1N1 que ocorreram no mundo. Tem coisa errada, obviamente. Onde está o Ministerio Publico Federal???
O MS poderia explicar de onde tirou a conclusão que primeiros sintomas é igual sintomas graves?????
Por que o fabricante do Tamiflu não adotou o procedimento de retirada do Tamiflu das farmacias também nos outros paises?????
Este MS tem que dar muita explicação.
Quando ocorre um acidente ha investigação. Esta quantidade de mortes no Brasil (1/3 do mundo), esta fora totalmente do padrao comum que vem ocorrendo em outros paises. Isto tem que ser apurado.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6312)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca