Governo interino de Honduras proíbe avião de Zelaya de pousar no país
da Efe, em Tegucigalpa
O chanceler interino de Honduras, Enrique Ortez, afirmou neste domingo (5) que o novo governo do país não permitirá a entrada do avião no qual o presidente deposto, Manuel Zelaya, pretende retornar ao país.
"Com o apoio do presidente da República e das Forças Armadas, como chanceler, dei instruções para que não deixem entrar o avião", disse Ortez à imprensa.
Entenda a crise política existente em Honduras
Golpe em Honduras repete roteiro do século 20
Sem apoio do partido, Zelaya espera reação popular
Veterano, Micheletti chega à Presidência após golpe
A Direção de Aeronáutica e outras autoridades "têm instruções de não deixar entrar o avião, venha quem vier". A proibição é válida para todos os aeroportos nacionais e internacionais do país, afirmou.
"Estamos notificando o mundo para que não vá morrer um presidente da República ou que vá morrer um hondurenho simplesmente pelo capricho de uma organização", disse Ortez, ao lembrar que "há ordem de captura" contra Zelaya.
Uma razão do impedimento é "a prudência, porque não podemos correr o risco de que comece a correr sangue", disse. "Não devemos correr o risco entre capturar o presidente e criar um escândalo", disse.
A polícia hondurenha fechou hoje os acessos ao aeroporto internacional Toncontín de Tegucigalpa, onde, no sábado, estiveram milhares de simpatizantes de Zelaya em um "ato simbólico" para ensaiar a recepção ao deposto presidente, e preveem esperá-lo este domingo.
Zelaya reiterou, em Washington, que pretende retornar hoje a Honduras, depois que OEA (Organização dos Estados Americanos) suspendeu o país como membro do Sistema Interamericano, por não restituir o governante na presidência.
Neste domingo, completa-se uma semana da derrubada de Zelaya pelos militares, e sua expulsão à Costa Rica. O parlamento elegeu Roberto Micheletti como presidente do país.
O governo de Micheletti, a Igreja Católica e outros setores pediram a Zelaya que desista de voltar ao país, para evitar um "derramamento de sangue".
Leia mais
- Apesar do risco de violência, Zelaya diz que volta a Honduras hoje
- Reação de Obama ao golpe em Honduras foi cautelosa, diz analista
- OEA suspende Honduras por causa do golpe de Estado contra Zelaya
- Líder da OEA pede suspensão de Honduras; presidente deposto prepara retorno
- Após fracasso de negociação, OEA começa a discutir suspensão de Honduras
- Empresários de Honduras prometem resistir a sanções internacionais
Veja outras notícias de Mundo
- Grupo de clérigos desafia líder supremo e diz que eleição do Irã é ilegítima
- EUA mandam avião para resgatar francês que tenta dar volta ao mundo de caiaque
- Vice dos EUA passa feriado da independência no Iraque e é criticado por declaração
Especial
- Veja o que há em nossos arquivos sobre Honduras
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


Cadê os defensores da extradição de Cesare Battisti. Não falam nada? Extradição só serve para os de esquerda? Para os gorilas funcionários de Bush não vale? Ah, então tá.
avalie fechar
avalie fechar
OU É DE SUA MANEIRA OU , ENTÁO, NÁO HÁ ACORDO...
"QUEM MANDA, "MANDA".
avalie fechar