Mundo
06/07/2009 - 16h46

Para Simon Schama, governo Obama atua como um "árbitro social"

Publicidade

SARA UHELSKI
da Folha Online

O governo do presidente americano, Barack Obama, atua como um árbitro social em questão de saúde pública, "sem medo de desempenhar um papel forte na sociedade" do país. Esta é a opinião do historiador britânico Simon Schama, que participa de Sabatina promovida pela Folha nesta segunda-feira.

Questionado sobre as medidas tomadas pelo presidente americano no que se refere à saúde pública do país, o historiador afirma que "Obama não quer governar um país somente com bancos e com a indústria automobilística."

Obama tenta escrever uma audaciosa reforma no sistema de saúde público americano, que permitiria a criação de um sistema similar ao brasileiro, no qual todos teriam acesso a tratamento médico financiado pelo governo. A medida, que custaria milhões de dólares ao debilitado orçamento, enfrenta resistência entre os congressistas.

Schama participa, na tarde desta segunda-feira (6), de uma sabatina promovida pela Folha. No evento, o historiador responde perguntas de Sylvia Colombo, editora da Ilustrada, Rodrigo Rötzsch, editor de Mundo, Claudia Antunes e Rafael Cariello, repórteres da Folha, e da plateia presente no auditório do Teatro Folha.

Ainda sobre os trabalhos de Obama na saúde pública, Schama afirma que Obama busca um caminho paralelo. "As pessoas podem continuar comprando seus planos de saúde privados. Mas, aqueles que não têm condições, precisam também ter acesso a esse tipo de assistência, financiada pelo governo."

Schama, que participou da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) na última semana, é autor do livro "O Futuro da América", recém-lançado no Brasil.

Schama, 64, já investigou em obras anteriores a Revolução Francesa, a história da arte e a da Inglaterra. No novo livro, ele busca retratar a transformação pela qual os EUA passam. O historiador viajou pelo país acompanhando os candidatos à Presidência e visitando sítios históricos.

O resultado, segundo definiu em entrevista à Folha, foi "uma tentativa perigosa de juntar reportagem contemporânea com análise histórica".

Comentários dos leitores
eduardo de souza (515) 05/12/2009 17h46
eduardo de souza (515) 05/12/2009 17h46
Edivaldo Cardoso, muito difícil esses países armados enterrarem suas ogivas, se marcar, jogam na gente, principalmente os Eua que tem pratica no assunto.
Acho que um conflito mundial é o mais provável de acontecer, infelizmente... O melhor seria nos prepararmos para o pior.
A maioria das grandes potências são "grandes" somente no armamento e pequenas na humanidade. Não sei como realmente, separado das emoções, você observa o andamento das ações e medidas, financiadas por essas "potências". E olha que tem mais na panela... É por isso que outros países cansados da exploração e da ameaça, estão se preparando para enfrentarem inimigos. Inimigos das coisas boas que a vida pode trazer, inimigos das amizades, das trocas de cultura e ciência, da BOA VONTADE. Inimigos travestidos de "salvadores", que por dentro tem por único objetivo a destruição. Seres que por um capricho da natureza, odeia a NATUREZA e as pessoas que não são iguais a eles. Essa é a única explicação que cabe para esses Srs. das Guerras, que por trás de uma mesa, comandam covardemente pessoas para a morte.
"Vejam que uniforme lindo fizemos prá vocês... O senhor das guerras não gosta de crianças..." (Música de um autor brasileiro.)
sem opinião
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (119) 05/12/2009 14h09
Edivaldo Cardoso (119) 05/12/2009 14h09
Russia e Estados Unidos não chegam a um acordo sobre o Start,porque um não confia no outro,como querem então exigir que o Irã confie nos dois? Não defendo que o Irã ou qualquer outro pais tenha armas nucleares,mas sim que ninguem tenha,nem mesmo os Estados Unidos.Porque os amigos dos States pode ter armas nucleares(India e Paquistão) e os que não rezam na sua cartilha não podem? Estados Unidos e Russia só terão moral para proibir alguem depois que se desarmarem tambem. Não se fala da sujeira da casa do vizinho sem antes limpar a sua. Sem contar que,Estados Unidos até hoje foi o unico pais que usou bombas atomicas sobre outro país,sem necessidade porque a guerra ja havia terminado,apenas o fez para provar à antiga URSS que tinha a bomba e não exitaria em usa-la contra qualquer nação.Destruiu duas cidades japonesas de forma cruel, sem pensar nas mulheres,crianças e idosos que morreram carbonizados de forma horrivel e até hoje ainda deixa sequelas.Antes de se falar em clima,deviam era falar em acabar de uma vez por todas com as armas nucleares,que de forma bem mais rapida pode destruir o planeta.Essa devia ser a prioridade das ONGs internacionais tipo Green Peace. sem opinião
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (119) 05/12/2009 13h58
Edivaldo Cardoso (119) 05/12/2009 13h58
Esse pacificador(ao menos me faz acreditar)deve ser alguem com canudo universitario que não logrou exito em seus sonhos de menino e agora não consegue engolir,que alguem com tão pouco estudo chegue ao topo do poder constitucional.Pode ser tambem alguem que usufruia de benesses no governo passado,direta ou indiretamente e perdeu a boquinha.Ja estava na hora desse cidadão entender que canudo não é tudo,é preciso ter o canudo,mas acompanhado de inteligencia e mais importante,acompanhando de humildade,de carater e respeito ao proximo.Veja por exemplo o Sr FHC,canudado,viajado,nascido de boa familia,chega ao poder e o que faz?Entrega todo patrimonio nacional de forma duvidosa e quando deixa o poder o país esta sem patrimonio e devendo 10 vezes mais,isso sem falar em compra de votos,CPIs engavetadas etc.e pior,deixando o povo mais pobre e todos os problemas sociais,que hoje se não acabaram diminuiram.Nem sempre o falar bonito é o falar correto.O que interessa ao povo são os resultados em favor dos pobres. Não adianta falar frances ,ingles,espanhol quando o povo não fala nem portugues.Poderia perder mais tempo e citar muitos exemplos de pessoas sem estudo que passaram para a historia,mas sei que não vai adiantar,porque o pior cego é o que se recusa e ver.Enquanto esse cidadão usa esse espaço para desabafar suas frustações,seu desafeto fala de frente,de igual para igual com os maiores lideres mundiais e o Brasil fica cada dia mais respeitado,poucos foram os nossos lideres que peitaram sem medo os grandes globais.Admira se um homem/mulher,não pelo que ele tem,mas pelo que ele é. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1633)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca