Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2003 - 21h27

Veja o perfil da 1ª mulher a presidir Conselho de Ministros do Peru

da France Presse, em Lima

Beatriz Merino tornou-se hoje a primeira mulher a presidir o Conselho de Ministros do Peru, depois de designada pelo chefe de Estado, Alejandro Toledo.

Advogada independente, foi chefe da Superintendência Nacional de Administração Tributária.

Formada pela universidade peruana de San Marcos, obteve posteriormente um mestrado em Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em Tributação e Economia na London School of Economics.

Merino foi senadora pela Frente Democrática (Fredemo) entre 1990 e 1992, até o fechamento do Congresso pelo ex-presidente Alberto Fujimori. O Fredemo foi liderado pelo escritor Mario Vargas Llosa, que perdeu as presidenciais para Fujimori.

Ela foi congressista durante o segundo governo Alberto Fujimori (1995-2000) pelo partido da Frente Independente Moralizadora (FIM).

É também membro do Diálogo Interamericano, um fórum de pesquisa e propostas políticas no hemisfério ocidental, com sede em Washington.

A nova presidente do Conselho de Ministros também trabalhou para o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) como diretora do Programa para a Liderança da Mulher, dedicado a financiar projetos para reafirmar os direitos da mulher na América Latina.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página