Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2003 - 04h23

Organização MoveOn faz eleições primárias nos EUA

JOÃO BATISTA NATALI
da Folha de S.Paulo

Há algo de novo na política norte-americana. Wes Boyd é um milionário recente que criou programas de descanso de tela para computador. Em 1998, lançou o MoveOn, rede que se articula em grupos de discussão e mobilização pela internet.

O jornal "Washington Post" acredita que essa ONG venha a ser o fator de surpresa no processo de escolha do candidato democrata que disputará a Presidência em novembro de 2004, contra o atual presidente, o republicano George W. Bush.

O MoveOn dá hoje cobertura a centenas de outras ONGs. Convocou uma primária interna entre seu 1,4 milhão de aderentes. Promete apoiar o candidato democrata escolhido por suas bases.

Nos Estados Unidos pouca gente vota, já que o voto não é obrigatório. E vota bem menos ainda nas eleições primárias de verdade, reservadas aos eleitores dos principais partidos e que começam apenas em fevereiro.

A ONG quer mobilizar votos e recolher dinheiro. Demonstrou sua força financeira no ano passado, numa disputa para o Senado no Estado de Minnesota.

Há nove candidatos no páreo da indicação do Partido Democrata. A militância do MoveOn tende a apoiar Howard Dean, ex-governador de Vermont. Em segundo, nas preferências, está Dennis Kucinich, deputado democrata por Ohio. Dean é um liberal à antiga. Já arrecadou US$ 1,3 milhão por meio de vaquinhas on-line.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página