Obama aproveita G8 para pedir diálogo com Irã e Coreia do Norte
da Folha Online
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está na Itália para a cúpula do G8 (grupo dos sete países mais industrializados, mais a Rússia). Lá, em entrevista coletiva, afirmou que é importante conversar com Irã e Coreia do Norte para que renunciem às armas nucleares, dias depois de assinar um acordo com a Rússia pela redução de suas ogivas nucleares.
"É muito importante que a comunidade internacional converse com países como Irã e Coreia do Norte para encorajá-los a tomar um caminho que não resulte em uma corrida por armas nucleares em lugares como o Oriente Médio", declarou.
"Existem outros meios para que estes países garantam sua soberania", comentou Obama.
Em breves declarações, o americano lembrou que acabava de vir da Rússia, onde na segunda-feira assinou com o presidente russo, Dmitri Medvedev, um compromisso rumo a um acordo sobre redução de armamento nuclear.
Segundo o presidente americano, "é importante que Rússia e EUA cumpram suas obrigações para que possamos conversar com países como Irã e Coreia do Norte e encorajá-los a dar passos para não contribuir à proliferação nuclear".
Obama falou após um encontro de 45 minutos com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, com quem conversou no palácio do Quirinale em Roma antes de ir para a cidade de Áquila, onde terá hoje uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.
Obama também mencionou os temas que serão abordados na reunião do G8 em Áquila, a cerca de cem quilômetros de Roma, incluindo a mudança climática, a crise financeira global e a pobreza no mundo.
Também reiterou que os EUA estão dispostos a ajudar na reconstrução de zonas e monumentos históricos devastados pelo terremoto de 6 abril que arrasou Áquila, deixando quase 300 mortos.
Por sua vez, o presidente italiano relatou que durante a conversa com seu colega americano ambos abordaram assuntos como a participação da Itália em contingentes de paz no mundo e especialmente no Afeganistão.
Com Efe e France Presse
Leia mais
- Secretário-geral da ONU saúda redução de arsenais de EUA e Rússia
- Leia principais trechos do discurso de Obama a alunos em Moscou
- Em Moscou, Putin e Obama trocam farpas por elogios após reunião
Outras notícias internacionais
- PF confirma ligação de libanês com Al Qaeda
- Britânico é atingido por pedaço de gelo que caiu de avião
- Presidente da Itália pede que imprensa poupe Berlusconi durante G8
Especial
Livraria



O PLACAR DE PERSONALIDADES DO ANO COMPUTA QUE ZINA ( SEI LÁ O QUE É ZINA ! ) ESTÁ Á FRENTE DO NOSSO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, A FRENTE DE CÉSAR CIELO ( RECORDISTA MUNDIAL E TANTAS MEDALHAS TROUXE AO BRASIL, E AINDA Á FRENTE DE MICKAEL JACKSON ( ÍCONE DA MÚSICA POPULAR MUNDIAL ) !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A MASSA SEMPRE FOI BURRA, É BURRA E SEMPRE SERÁ BURRA E AINDA IGNORANTE. COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES AINDA HÁ CABEÇAS PENSANTES NESSE PAÍS !!!!!!!!!!!
avalie fechar
avalie fechar
.
O ponto não é se os Estados Unidos possuem o monopólio da tecnologia atômica, mas nas mãos de quem o poder destrutivo vai estar. Sob o domínio do ditador iraniano é que não pode ficar.
.
O poder bélico está no domínio da tecnologia e da informação. A capacidade de antecipar-se a ações do inimigo é que fazem a diferença no campo de batalha. Os alvos são milimetricamente destruídos. Exemplo disso são os aviões pilotados à distância e a superbomba antibunker.
.
A bomba com a maior quantidade de megatons é a econômica. O Irã e o seu petróleo são convenientes para os Estados Unidos. É tão verdadeira a afirmação que o ditador iraniano não tem coragem de suspender as vendas do seu petróleo para os americanos e europeus.
avalie fechar