Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2009 - 09h50

Equipes expandem busca por destroços de Airbus da Yemenia para Tanzânia

Publicidade

da Folha Online

Autoridades disseram nesta quarta-feira que os trabalhos de busca pelos destroços de um avião Airbus da companhia Yemenia, que caiu no oceano Índico no último dia 29, com 153 a bordo, foram expandidos para a Tanzânia.

Veja casos de acidentes aéreos que deixaram apenas um sobrevivente
Veja os principais acidentes com aviões da Airbus desde 1990
Conheça o trajeto do Airbus da Yemenia que caiu no Índico

Apenas uma jovem de 14 anos sobreviveu à queda do avião, um Airbus 310-300, próximo à costa das ilhas Comores. um porta-voz do governo da Tanzânia afirmou que 13 corpos foram encontrados e que podem ser de vítimas do acidente.

Said Nguba, porta-voz do primeiro-ministro tanzaniano, Mizengo Pinda, declarou que nesta madrugada foram recuperados 13 corpos e alguns restos do avião, segundo informações da Delegacia de Polícia do distrito da ilha de Mafia.

Nguba disse que não há outros dados confirmados até o momento e, embora tenha lembrado que ainda resta determinar oficialmente se os corpos são de vítimas do acidente, já há o contato com o Ministério de Relações Exteriores tanzaniano para organizar o transporte dos cadáveres e dos restos do avião.

O comandante da polícia da ilha Mafia afirmou que pescadores locais e equipes de resgate do governo trabalham nas buscas.

O comorense Ali Abou Abasse afirmou que equipes da França continuam buscando as caixas-pretas da aeronave, apesar das más condições do mar.

Especialistas tanzanianos viajaram para a região da ilha de Mafia para supervisionar as operações de resgate, entre eles o chefe da Polícia Marítima, Mboje Kanga, e o comandante da guarda-costeira, Absalom Mwakyoma.

Mwakyoma disse que as fortes correntes podem ter levado os destroços da aeronave e os corpos das vítimas pela costa africana até a Tanzânia.

Kanga explicou à imprensa local que os corpos serão transferidos a Dar-es-Salam, onde serão identificados.

O voo partiu de Paris, na França. Os passageiros fizeram então uma escala em Sanaa, onde trocaram de aeronave, de um Airbus 330 para o Airbus 310. O avião seguiu então para as ilhas Comores. O avião decolou pouco depois das 21h30 de segunda-feira (15h30 no horário de Brasília) e deveria voar durante 4h30 antes de pousar em Moroni, capital comorense.

A aeronave, com 142 passageiros e 11 tripulantes a bordo caiu no Oceano Índico a 15 km da ilha de Grande Comores à 1h50 (19h50 de segunda-feira no horário de Brasília) poucos minutos antes do pouso.

Ainda não há informações oficiais sobre o que teria derrubado a aeronave, embora a principal hipótese seja o mau tempo --fortes ventos atingiam a região no momento do acidente e atrapalharam as operações de busca.

Com Efe e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página