Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2003 - 12h53

Eleição presidencial na Tchetchênia acontece dia 5 de outubro

da France Presse, em Moscou (Rússia)
da Folha Online

A eleição para a escolha do presidente da República da Tchetchênia será no dia 5 de outubro, anunciou hoje o presidente russo Vladimir Putin ao receber no Kremlin o presidente do Conselho de Estado tchetcheno (órgão provisório que substitui o Parlamento), Hussein Issaev, informou a agência Interfax.

Este pleito é um novo elemento importante da "normalização" desejada pelo Kremlin, após um referendo realizado no dia 23 de março, no qual a maioria dos eleitores se pronunciou a favor da participação da república caucasiana na Federação da Rússia.

O Exército russo entrou na Tchetchênia no final de setembro de 1999, alegando combater grupos terroristas islâmicos. Após quase dois anos de combates, Moscou domina a maior parte da região, incluindo a capital, Grosni, e as principais cidades.

A Tchetchênia, de maioria muçulmana, é formalmente uma república russa, mas havia conquistado autonomia após o conflito travado com Moscou entre 1994 e 1996. A região foi anexada pela Rússia no século 18, ainda na época dos czares.

Organizações internacionais criticam, desde o início da ofensiva russa, o desrespeito aos direitos humanos. Civis e rebeldes tchetchenos teriam sido barbaramente torturados e mortos por soldados russos.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito Rússia-Tchetchênia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página