Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2003 - 22h07

Ataque do ELN deixa um morto e três feridos no sul da Colômbia

da Folha Online

Um policial morreu e um agente e dois civis ficaram feridos hoje quando guerrilheiros do ELN (Exército de Libertação Nacional) emboscaram uma patrulha e atacaram o povoado de Sotomayor, no Departamento colombiano de Nariño (sul).

Os rebeldes tentaram tomar o controle da localidade, mas foram impedidos por cerca de 25 policiais, apoiados pela Força Aérea Colombiana (FAC), explicou o comandante da polícia de Nariño, coronel Guillermo Chávez.

''Enquanto a polícia realizava um patrulhamento normal dentro do povoado, uma patrulha foi emboscada e infelizmente um policial de combate à guerrilha foi morto e mais um ferido'', disse Pablo Emilio Yamá, sacerdote de Sotomayor.

O religioso explicou que, após a emboscada durante a madrugada, os rebeldes lançaram um ataque ao povoado e mantiveram o local sob controle até esta tarde, quando um avião da FAC chegou na região, forçando a fuga dos guerrilheiros.

''Nessas ações, dois civis foram feridos, infelizmente'', afirmou.

O agente policial e os dois civis feridos foram levados a um hospital na cidade de Pasto, capital de Nariño, enquanto o avião continuava sobrevoando a zona para garantir a segurança da população.

O ELN é o segundo maior grupo rebelde do país, com cerca de 4.000 combatentes, depois das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), que dispõe de 17 mil membros.

Com France Presse
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página