Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2003 - 15h26

Mulheres-bomba realizam atentado em festival de rock na Rússia

da Folha Online

Pelo menos 16 pessoas morreram e 40 ficaram feridas hoje na Rússia quando duas mulheres-bomba realizaram um atentado durante um festival de rock nas imediações de Moscou.

Segundo o ministro russo de Emergências, Boris Gryzlov, o número é preliminar e não inclui as suicidas. O governo ainda não forneceu dados oficiais sobre o ataque.

As mulheres carregavam explosivos atados ao corpo, acionados após policiais suspeitarem delas. A primeira explosão aconteceu na entrada do campo de pouso de Tushino, local do show. A segunda atacante detonou a bomba dez minutos depois, enquanto os espectadores deixam a pista por um portão secundário.

O festival, chamado de "Krylya" ("asas"), é um evento popular no verão russo. Segundo a organização, havia cerca de 40 mil pessoas assistindo à apresentação da banda Crematorium durante o atentado.

Nenhum grupo assumiu o atentado até agora. O ministro afirmou que, entre os objetos das mulheres-bomba, havia passaportes tchetchenos. "O presidente Vladimir Putin assinou um decreto sobre a próxima eleição presidencial na Tchetchênia, e é possível que os atentados estejam ligados a esse evento", disse Gryzlov.

Em maio, o Ministério do Interior da Tchetchênia informou que o líder separatista Chamil Bassayev --que pede a independência da Província-- formou um grupo de 36 mulheres para cometer atentados suicidas.

O medo de ataques terroristas aumentou na cidade desde outubro, quando um grupo de 40 tchetchenos mantiveram 700 reféns em um teatro por três dias.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito Rússia-Tchetchênia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página