Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2003 - 22h32

Irlanda do Norte reforça segurança para marcha de protestantes

da Folha Online

Forças de segurança da Irlanda do Norte colocaram barricadas e arame farpado perto de uma igreja rural hoje, enquanto se preparam para a marcha protestante mais tensa da "temporada de marchas" da Província de Drumcree, no Condado de Armagh, a sudoeste de Belfast.

Cerca de 2.000 policiais e soldados trabalharão amanhã, equipados com armas, cassetetes de plástico e canhões de água para o caso de haver violência da parada de Drumcree, que marca o começo de uma semana tensa na Província, governada pelos britânicos.

A temporada de marchas protestantes celebra a vitória do rei William de Orange, protestante, sobre o rei James 2º, católico, em 1690. A maioria das manifestações é pacífica, mas as de Drumcree, que passam perto de bairros católicos, frequentemente provocam violência.

A Ordem de Orange, que lidera a marcha e surgiu no século 17, é a maior organização protestante da Irlanda do Norte, com 75 mil membros.

Há cinco anos, uma decisão de proibir manifestações de protestantes em uma área católica disseminou atos de violência. Mas existe um pensamento otimista de que a disputa sectária mais amarga da região possa estar chegando ao fim.

"Esta pode ser a última vez que montamos um bloqueio --porém é uma possibilidade, mais que uma probabilidade", disse o chefe policial Stephen White, a cargo da segurança da parada de amanhã.

Para muitos, Drumcree tornou-se símbolo da disputa entre católicos--que em sua maioria querem o fim do poder britânico na Irlanda do Norte-- e protestantes --que querem preservá-lo.

Com Reuters

Especial
  • Leia mais notícias sobre o Reino Unido
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página