Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2003 - 13h08

Marcha protestante é contida na Irlanda do Norte

da Folha Online

A tradicional marcha da Ordem de Orange, que reuniu hoje protestantes em uma Província católica da Irlanda do Norte, foi contida por uma barreira formada por forças britânicas.

Cerca de 2.000 policiais, equipados com armas, cassetetes de plástico e canhões de água, receberam os cerca de 600 participantes da parada de Drumcree, que marca o começo de uma semana tensa na Província, governada pelos britânicos.

"Removam essa barreira abominável", gritou o secretário regional da ordem, Nigel Dawson, em um alto-falante. "O que você faz gastando sua câmera com eles? Eles são vagabundos", disse uma mulher protestante à uma equipe da televisão local.

"Continuaremos aqui até nossos direitos serem respeitados", disse o líder do grupo, David Burrows. Apesar da animosidade, a manifestação terminou de forma pacífica. A maioria dos participantes deixou a marcha e retornou para casa.

A parada de Drumcree tornou-se símbolo da disputa entre católicos --que pedem o fim do poder britânico na Irlanda do Norte-- e protestantes --que buscam sua preservação.

A temporada de marchas protestantes celebra a vitória do rei William de Orange, protestante, sobre o rei James 2º, católico, em 1690. A maioria das manifestações é pacífica, mas as de Drumcree, que passam perto de bairros católicos, frequentemente provocam reações violentas.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página