Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2003 - 09h40

Preocupações com Iraque e economia derrubam popularidade de Bush

da France Presse, em Washington

A aprovação do governo do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, sofreu uma forte queda diante da situação no Iraque e da crescente preocupação com o desempenho da economia, segundo uma pesquisa de opinião.

O levantamento, realizado pelo Pew Research Center for the People and the Press, divulgado ontem, revela que a aprovação da gestão de Bush caiu 14 pontos percentuais, para 60%, em comparação com o pico de 74% que ostentou depois da Guerra do Iraque.

Cerca de 62% dos 1.201 adultos consultados entre o dia 19 de junho e 2 de julho em todo o país avaliaram que Bush não fazia o suficiente para impulsionar a economia --contra 53% que manifestaram esta impressão em maio passado.

Além disso, cerca de 70% consideraram que Bush não se esforçava o suficiente para administrar os crescentes problemas relacionados com a administração da saúde no país.

Enquanto o número de soldados dos EUA mortos no Iraque continua aumentando, a opinião pública americana tem uma visão cada vez mais negativa do conflito.

Cerca de 23% dos entrevistados disseram ter uma impressão positiva da evolução dos acontecimentos no Iraque, enquanto 21% afirmaram que a operação militar não ia nada bem, segundo a pesquisa que tem uma margem de erro de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em comparação, durante a guerra, menos de 10% dos entrevistados tinham uma visão negativa dos acontecimentos no Iraque. Apesar disso, 67% consideraram que os Estados Unidos tomaram a decisão correta de realizar a Guerra do Iraque. Quando Bush declarou o fim das grandes operações de combate, no dia 1º de maio, o índice era de 74%.

Em nível partidário, 34% dos republicanos pesquisados disseram que a campanha militar no Iraque evoluía bem, contra 18% dos democratas. Estes níveis estão longe dos 77% dos republicanos e 47% dos democratas que consideravam o mesmo em meados de abril, segundo a pesquisa.

Entretanto, 88% dos republicanos continuam apoiando a decisão de Bush ir à guerra, contra 48% dos democratas (59% a meados de abril).

Ainda assim, 76% dos republicanos e 60% dos democratas apóiam um esforço dos Estados Unidos para reconstruir o Iraque e instalar um governo estável no país, revelou a pesquisa.

Especial
  • Saiba mais sobre o governo Bush
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página