Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2009 - 09h42

Palestinos adiam diálogo para reconciliação até agosto

Publicidade

da Efe, em Gaza

O diálogo de reconciliação palestina que acontece com mediação egípcia foi adiado até 25 de agosto, disseram neste domingo fontes oficiais do partido Fatah.

O dirigente do movimento nacionalista Azzam al-Ahmad informou aos jornalistas que a última rodada das conversas entre o partido e o movimento islâmico radical Hamas, prevista para 25 de julho, no Cairo, foi suspensa e só acontecerá entre 25 e 28 de agosto.

Ahmad disse que o encontro foi adiado porque representantes de ambos os grupos não conseguiram chegar a um acordo nas reuniões dos comitês realizadas este fim de semana. "O diálogo está estagnado nos entraves e não obtivemos resultados", afirmou.

Fontes palestinas revelaram que o principal empecilho para um acordo teria sido as detenções mútuas de seguidores da facção rival que tanto o Fatah como o Hamas efetuam em seus respectivos territórios -- Cisjordânia e faixa de Gaza.

Segundo Ahmad, no encontro do próximo mês, é esperada a participação de representantes de todas as facções palestinas, e não apenas do Hamas e do Fatah.

As relações entre Fatah e Hamas são tensas desde que o grupo radical tomou à força o controle da faixa de Gaza, em junho de 2007, após ter vencido as eleições legislativas anteriores.

No início do ano, o Egito conseguiu que os dois grupos se sentassem para negociar a criação de um governo de união nacional e a organização das eleições legislativas e presidenciais de 2010.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página