Atentado frustrado em Moscou pode estar ligado a ataque em show
da France Presse, em MoscouUma mulher presa em Moscou hoje com uma bomba, que depois explodiu e matou um policial, pode ter ligação com os autores tchetchenos do atentado que matou 16 pessoas no sábado (5) em um show na capital russa, segundo fontes policiais citadas pela agência Itar-Tass.
De acordo com seus documentos, a mulher é uma residente da Tchetchênia (Inguchia), chama-se Zarima Muyijoeva e tem 22 anos, afirma a agência Interfax, citando fontes dos serviços de segurança. Seu marido teria morrido na guerra tchetchena, segundo a mesma fonte.
A procuradoria moscovita abriu uma investigação criminal por "terrorismo", afirmou a agência Ria Novosti.
Um policial morreu quando tentava desativar a bomba perto do café-restaurante Imbir, situado na avenida Tverskaia Iamskaia, uma das principais vias do centro de Moscou.
Explosão
Segundo Kiril Mazurin, um porta-voz da Polícia citado pela Ria Novosti, a mulher foi presa na entrada do restaurante pelo serviço de segurança, que a entregou a agentes da polícia, a quem ela comunicou que levava uma bomba na bolsa.
Os policiais a levaram até a rua e pediram que deixasse a bolsa no chão. Alertados, os especialistas do Serviço Federal de Segurança Russo (FSB, ex-KGB) examinaram primeiro o explosivo com um robô. Mas, quando um deles, com auxílio de um equipamento especial, quis realizar a última checagem, a bomba explodiu, matando-o na hora.A explosão aconteceu três horas depois do início do incidente. A proprietária da bolsa foi levada para a FSB, para ser interrogada, segundo a Itar-Tass.
A polícia procura agora um homem que a acompanhou até o restaurante e fugiu quando a companheira foi pega, acrescentou a agência. De acordo com fontes policiais, o explosivo, de uma potência equivalente a dois quilos de TNT, tinha vários detonadores, colocados de forma que não puderam ser desativados.
Show
O atentado de sábado em um show de rock nas imediações de Moscou foi realizado por duas mulheres, que carregavam explosivos atados ao corpo, acionados após policiais suspeitarem delas. A primeira explosão aconteceu na entrada do campo de pouso de Tushino, local do show. A segunda atacante detonou a bomba dez minutos depois, enquanto os espectadores deixam a pista por um portão secundário.
O festival, chamado de "Krylya" ("asas"), é um evento popular no verão russo. Segundo a organização, havia cerca de 40 mil pessoas assistindo à apresentação da banda Crematorium durante o atentado.
Especial

