Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2003 - 15h31

Menino que sobreviveu a acidente no Sudão será operado em Londres

da Folha Online

O presidente dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que vai alugar um avião com equipamento médico para levar um garoto de três anos de idade que sobreviveu a um desastre aéreo que matou 116 pessoas para ser operado em Londres.

O xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan afirmou que vai contratar um avião da Alemanha para voar à capital do Sudão, Cartum, e levar Mohammed Al Fatah Osman, o único sobrevivente do acidente de terça-feira (8), para o Reino Unido receber tratamento médico.

Osman está em condições estáveis em um hospital de Cartum, depois de receber tratamento em Porto Sudão, perto de onde o Boeing 737 da Sudan Airways caiu logo depois da decolagem.

O presidente dos Emirados Árabes Unidos prometeu ontem pagar o tratamento do menino. Não está claro para qual hospital Osman seria levado ou quando ele iria viajar. O avião deve chegar a Cartum amanhã.

Tanto o Sudão quanto os Emirados Árabes Unidos possuem laços históricos com o Reino Unido e muitos sudaneses que procuram tratamento médico no exterior viajam para território britânico.

Omar Ali, porta-voz da Sudan Airways, disse que a família de Osman velava a morte da mãe dele, vítima do acidente aéreo, ao mesmo tempo em que celebrava o fato incrível de a criança ter sobrevivido.

"A família está de luto, e ao mesmo tempo está surpresa com esse milagre", afirmou.

O estado de saúde de Osman, que teve 15% de seu corpo queimado no acidente, era estável e o menino permanecia em um hospital de Cartum, segundo Ali.

Ali contou que Osman perdeu a parte inferior da batata da perna direita na queda do avião. O garoto não sangrou até morrer porque as chamas fecharam a ferida. Funcionários da empresa aérea haviam dito antes que o menino tinha perdido uma perna.

O fato de Osman ter sobrevivido ao acidente foi considerado um "milagre" pelas equipes de socorro que trabalharam no resgate. A rede de TV Al Jazira, do Qatar, chegou a noticiar que Osman teria morrido após ser resgatado.

O Boeing 737 caiu a poucos quilômetros do aeroporto Porto Sudão, pouco depois de levantar vôo. Antes de cair, o piloto disse à torre estar enfrentando problemas técnicos.

O avião caiu às 4h (22h no horário de Brasília), após se chocar contra uma montanha quando fazia uma manobra de emergência. O acidente ocorreu logo após a aeronave levantar vôo do aeroporto de Porto Sudão, no mar Vermelho, rumo à capital, Cartum. O avião levava 11 tripulantes e 106 passageiros.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página