Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2003 - 12h39

Emboscada do Sendero Luminoso mata 7 e fere 10 no Peru

da Folha Online

Sete pessoas, cinco militares e dois civis, morreram ontem em uma emboscada do grupo maoísta Sendero Luminoso --um dos mais violentos grupos rebeldes da América Latina-- contra uma patrulha do Exército no sudeste do Peru, disse uma fonte da polícia regional.

Cerca de dez militares ficaram feridos e alguns estão em estado grave, disse por telefone uma fonte da polícia da cidade de Huanta, que pediu para não ser identificada.

A emboscada ocorreu no povoado de Matucana, na região conhecida por Sivia, na Província de Huanta, no Estado de Ayacucho, 550 km a sudeste de Lima.

Os civis mortos eram lavradores que integravam os comitês de defesa civil e as rondas camponesas da região, servindo do guia para os militares.

A patrulha militar perseguia uma coluna de guerrilheiros que na quarta-feira (9) comprou alimentos em dois povoados da região.

O Sendero Luminoso foi criado no final dos anos 60 no Peru com o objetivo de implantar um regime comunista. O governo peruano atribui à organização a morte de cerca de 30 mil pessoas, sobretudo nos anos 80. Calcula-se que o grupo tenha de cem a 200 guerrilheiros.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página