Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2003 - 10h16

Guerra entre Coréia do Norte e EUA é iminente, diz ex-secretário

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos podem entrar em guerra com a Coréia do Norte, talvez ainda neste ano, afirmou o ex-secretário de Defesa do presidente democrata Bill Clinton (1992-2001), William Perry, em uma entrevista ao jornal "Washington Post", publicada hoje.

O principal tema de preocupação de Perry, um reconhecido especialista nos círculos de segurança nacional e em assuntos coreanos, é o fato de que a Coréia do Norte parece ter começado a reprocessar barras de combustível usadas.

"Há vários meses venho pensando que se os norte-coreanos se lançam no reprocessamento, então estamos a caminho da guerra", afirmou.

"Acho que estamos perdendo o controle" da situação, disse, acrescentando que acredita que Pyongyang logo começará a fazer testes com ogivas nucleares e que esses artefatos podem ser comprados por terroristas para dirigi-los contra os Estados Unidos.

"O programa nuclear em curso na Coréia do Norte apresenta o perigo iminente de ver a explosão de bombas atômicas em cidades norte-americanas", assinalou Perry, que chegou a essas conclusões após conversar com altos funcionários da Casa Branca, o presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-Hyun e dirigentes chineses.

Leia mais
  • China aumenta pressão sobre Coréia do Norte
  • Enviado chinês entrega carta de Hu Jintao a Kim Jong Il
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página