Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2003 - 23h36

Exército brasileiro afirma que incidente com Peru foi superado

da France Presse, em Brasília

O Exército brasileiro informou hoje que o incidente ocorrido ontem, na fronteira com o Peru, já está superado, segundo um comunicado.

O incidente teve início quando um grupo de índios mayurunas tomou um lote de madeiras em território brasileiro, o que motivou um pedido de ajuda das autoridades peruanas para o 1º Pelotão Especial de Fronteira do Exército brasileiro, em Palmeiras do Javari (Amazonas).

Como o comandante da unidade se recusou a intervir no problema, dois agentes do Inrena (órgão peruano correspondente ao Ibama) e um policial peruano prenderam vários índios mayurunas e dois agentes da Funai que navegavam pelas águas do rio Javari.

Os presos foram levados para Angamos, localidade peruana à margem do Javari, onde os peruanos libertaram o grupo, após a intervenção do embaixador brasileiro em Lima.

Seguindo a orientação do Ibama, o Exército desencadeou uma operação para levar a madeira cortada ilegalmente para a sede do Batalhão de Tabatinga (Amazonas), mas quando as toras seguiam pelo Javari, vários populares liderados pela ex-governadora do Departamento peruano de Loreto tentaram impedir a passagem do comboio, na altura de Angamos.

O incidente foi contornado e o comboio com a madeira segue em direção a Tabatinga, revelou o Exército.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página