Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2009 - 14h39

Vaticano diz que escuridão e perna da cama foram causas de queda do papa

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O papa Bento 16 fraturou o pulso na semana passada porque tropeçou no pé da cama enquanto buscava o interruptor de luz no meio da noite em sua casa de veraneio. A informação foi dada nesta segunda-feira pelo porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi.

"Ele se levantou em plena noite, num quarto escuro e diferente do que está acostumado a dormir em Roma. Enquanto buscava o interruptor de luz, tropeçou no pé da cama e caiu", explicou.

Antonio Calanni/AP
Papa Bento 16, com gesso no pulso direito, fraturado durante queda
Papa Bento 16, com gesso no pulso direito, fraturado durante queda

"Ele não pediu ajuda nem deu importância à queda. Depois, de manhã, notou que o pulso estava inchado e que sentia dores. Mesmo assim, celebrou a missa e depois decidiu chamar um médico, que o enviou para o hospital. O resto, todos já sabem", concluiu.

O papa Bento 16 foi operado do pulso na terça-feira da semana passada (17).

A operação foi realizada por Manuel Mancini, chefe de traumotologia do hospital, que disse que, ao final da reabilitação, o papa poderá usar normalmente a mão direita, tocar piano --um de seus passatempos preferidos-- e escrever cartas.

O papa, ao sair a pé do hospital, estava sorrindo e acenou com o braço esquerdo, com um gesso no pulso direito.

Fim das férias

O porta-voz do Vaticano também informou que o papa Bento 16 dedicará esta segunda e terça-feira ao descanso, à leitura e à oração, de maneira tranquila, aproveitando os dois últimos dias de férias em Les Combes, nos Alpes italianos.

Na quarta-feira, antes de partir, ele se despedirá da polícia e dos carabinieri (a polícia militarizada), dos bombeiros, da Defesa Civil e de todos que prestaram serviço enquanto esteve na cidade --cerca de 300 agentes zelaram por sua segurança.

À tarde, o papa se despedirá das autoridades e, depois, irá de helicóptero até o aeroporto de Turim-Caselle, no norte da Itália, de onde irá de avião até o aeroporto de Ciampino, em Roma.

De Ciampino, Bento 16 irá a Castelgandolfo, cerca de 30 quilômetros ao sul de Roma, onde permanecerá o resto do verão hemisfério norte.

Com Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página