Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2003 - 15h13

Explosão mata um e fere sete no Departamento colombiano de Arauca

da France Presse, em Arauca
da Folha Online

Uma pessoa morreu e sete ficaram feridas hoje vítimas de um atentado com granada no município de Saravena, no Departamento oriental colombiano de Arauca, onde o presidente Alvaro Uribe despachou durante os últimos três dias, informou José Sierra, prefeito do município.

A granada foi ativada por um guerrilheiro do ELN (Exército de Libertação Nacional), segundo o comandante de polícia do Departamento de Arauca, coronel Alcides Morales.

Saravena fica a 100 km da cidade de Arauca, onde Uribe preside hoje um conselho comunitário, como parte da visita destinada a mostrar a presença do Estado num Departamento marcado pela violência.

Sem energia

Duas torres de energia foram dinamitadas ontem pela guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em Arauca, informou uma fonte militar.

O atentado foi registrado pela manhã em vereda Paujuila, zona rural do município de Arauquita, deixando a região sem eletricidade. Arauca, a capital departamental, fica a 350 km a nordeste de Bogotá.

''O objetivo da guerrilha das Farc era sabotar a visita do presidente'', assegurou um porta-voz da 18ª Brigada do Exército na cidade de Arauca, de onde Uribe despacha desde terça-feira (15).

Transferência de gabinete

Uribe transferiu na terça-feira seu escritório para a cidade de Arauca, numa região de conflito armado no nordeste do país.

Uribe deixou a capital Bogotá para trabalhar por três dias na sede da 18ª Brigada do Exército Nacional. O presidente foi acompanhando por cerca de 80 pessoas, entre elas muitos ministros. As medidas de segurança foram reforçadas no local para receber o presidente.

Veículos especiais e equipamentos de comunicação via satélite foram levados a Arauca para que Uribe possa cumprir suas funções executivas sem inconvenientes.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página