Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2003 - 08h57

BBC diz que Kelly era sua fonte principal sobre armas iraquianas

da Folha Online

A BBC revelou que o especialista em armas de destruição em massa David Kelly foi a principal fonte para uma reportagem que alegava que o governo britânico exagerou nas informações sobre o programa de armas do Iraque.

O diretor de jornalismo da empresa, Richard Sambrook, fez o anúncio neste domingo depois de falar com a família de Kelly, cujo corpo foi encontrado na última sexta-feira.

Sambrook afirmou que a BBC acreditou ter interpretado e reproduzido corretamente as informações obtidas de Kelly durante uma série de entrevistas.

O diretor de jornalismo disse ainda que a empresa havia dado a Kelly seu voto de confidencialidade e que "lamenta profundamente" o fato de o envolvimento do especialista na reportagem ter terminado em tragédia.

Kelly aparentemente se matou cortando seu pulso esquerdo, afirmou ontem a polícia britânica, em um caso que provocou uma crise no governo do Reino Unido sobre o uso de informações duvidosas para justificar a Guerra do Iraque.

A mulher de Kelly disse que ele sentiu uma pressão enorme quando foi chamado para prestar depoimento em um comitê no Parlamento, em que negou que seria a fonte que o governo estaria tentando encontrar.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Corte no pulso matou cientista britânico David Kelly, diz polícia
  • Veja cronologia do caso David Kelly
  • Leia perfil do cientista britânico David Kelly
  • Entenda a polêmica entre BBC e governo Blair


    Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página