Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2003 - 15h05

Explosão mata 5 e fere 20 perto de santuário na Caxemira

da Folha Online

Cinco pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas hoje devido a uma explosão nas proximidades de um santuário hindu na cidade de Katra, na Caxemira indiana, informou a polícia.

As vítimas, em sua maioria, eram fiéis hindus que se dirigiam ao santuário Mata Vaishnodevi, famoso local de culto.

Suspeita-se que guerrilheiros islâmicos tenham lançado as granadas. Autoridades indianas acusaram os vizinhos paquistaneses de estarem por trás do ataque. A explosão ocorreu em uma cozinha comunitária que fica no caminho pelo qual passavam milhares de peregrinos rumo ao santuário.

A Caxemira é disputada há mais de 50 anos entre Índia e Paquistão. Os dois países são ex-colônias britânicas. Em 1947 conseguiram independência. Os ingleses repartiram a região de acordo com a religião das maiorias. Assim surgiu a Índia, de maioria hindu, e o Paquistão, de maioria muçulmana.

O controle sobre a região da Caxemira foi causa de duas das três guerras (1948-1949, 1965 e 1971) já travadas entre Índia e Paquistão desde 1947.

A rivalidade levou a uma corrida armamentista que culminou com a entrada de Índia e Paquistão, em 1998, no clube dos países detentores de armas nucleares. Ambos desenvolveram ao máximo sua infra-estrutura militar. Desde então, as hostilidades na Caxemira passaram a ser acompanhadas com mais atenção pela comunidade internacional.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre conflito Índia-Paquistão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página