Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2003 - 09h59

Explosões de bombas deixam 9 feridos em 2 hotéis na Espanha

da Folha Online

Duas bombas explodiram hoje em dois hotéis na costa leste da Espanha, deixando nove feridos, disseram autoridades locais, que acusaram o grupo separatista basco ETA pelos atentados.

As explosões ocorreram no Hotel Residencia Bahia em Alicante e no hotel Nadal em Benidorm, a cerca de 400 km de Madri. As explosões deixaram quatro feridos em Alicante e cinco em Benidorm. Entre os feridos, estão russos, suecos e britânicos.

A polícia havia esvaziado as duas áreas depois que uma ligação em nome do ETA anunciou os locais e os horários em que as bombas explodiriam. As explosões ocorreram em um intervalo de poucos minutos e aproximadamente 20 minutos antes do anunciado.

As duas bombas explodiram em quartos do primeiro andar dos hotéis, segundo testemunhas e autoridades locais.

Os nove feridos foram hospitalizados --dois estão em estado crítico--, disseram autoridades hospitalares.

A ligação em nome do ETA foi feita ao jornal basco "Gara" em San Sebastian, segundo a mídia espanhola.

O ministro do Interior espanhol, Angel Acebes, declarou que as recentes prisões de membros do ETA na Espanha e no México representavam uma ameaça ao grupo.

"O ETA só sabe se fazer conhecido por meio de ataques. Mas toda vez que ataca nós sabemos que ele está mais desorientado do que nunca. Ele sofreu algumas perdas para a nossa força policial e para a cooperação internacional contra o terrorismo."

Acebes e diversos políticos espanhóis disseram planejar visitar a região das explosões.

ETA se responsabilizou ou foi acusado por cerca de 800 mortes em mais de 30 anos de sua violenta luta pela criação de um Estado independente basco no norte da Espanha e sudoeste da França.

O grupo geralmente ataca hotéis durante o verão (do hemisfério Norte). O objetivo é prejudicar a indústria hoteleira espanhola.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre a Espanha e o País Basco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página