Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2003 - 12h09

Bush tem menor índice de popularidade desde março, diz pesquisa

da France Presse, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, tem 59% dos americanos satisfeitos com sua administração, menor índice de popularidade do mandatário desde março passado, de acordo com uma pesquisa realizada por USA-Today-CNN-Gallup e publicada hoje.

A economia foi o ponto em que Bush teve menos apoio: somente 45% dos entrevistados se declararam contentes com o rumo das finanças do país. A rejeição é de 51%.

Reuters - 03.jan.2003
O presidente dos EUA, George W. Bush
A pesquisa também mostrou que 53% da população acredita que o Partido Democrata é mais apto para administrar a economia do que o Republicano --somente 36% dos americanos preferem o partido de Bush.

Em janeiro passado, o Partido Republicano tinha 43% de apoio para sua política econômica contra 42% dos democratas.

Sobre a situação no Iraque, Bush conseguiu um nível de aprovação de 57%, quase o mesmo que o de antes da guerra em março passado (56%), mas uma queda acentuada em relação a abril (76%) e a junho (63%), segundo o estudo realizado no fim de semana passado entre 1003 adultos e com margem de erro de três pontos percentuais.

Defensiva

A administração Bush está na defensiva há várias semanas devido à polêmica sobre a veracidade das informações da inteligência que relatavam armas de destruição em massa no Iraque.

A suposta evidência do armamento foi o principal argumento para justificar a guerra contra Bagdá.

Os militares americanos, que até o momento não acharam as armas, são alvos diários da resistência iraquiana. Até agora já morreram 39 membros das forças americanas desde que foi decretado o fim dos principais combates no dia 1º de maio passado.

Bush ainda recebe pesadas críticas por causa do déficit fiscal crescente nos Estados Unidos, onde há pouco investimento e o desemprego só aumenta.

Especial
  • Saiba mais sobre o governo Bush
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página