Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2003 - 22h35

Justiça chilena vai rever imunidade de Pinochet

da France Presse, em Santiago

A Corte de Apelações de Santiago analisará no próximo dia 6 de agosto um novo pedido de perda de imunidade do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, informaram hoje fontes do tribunal.

A decisão ocorre depois de o juiz Juan Guzmán Tapia, que analisa mais de 300 ações contra Pinochet, acolher na quinta-feira (17) uma petição do Partido Comunista para privar Pinochet de sua imunidade, pelo desaparecimento de dez dirigentes do PC em 1976.

Na audiência, em que se verificará a relação do caso, vão atuar os advogados Pablo Rodríguez, defensor de Pinochet, e Eduardo Contreras, representante do Partido Comunista, cuja cúpula na clandestinidade foi sequestrada e hoje engrossa a lista de 1.198 detidos desaparecidos durante a ditadura militar.

Pinochet enfrentou um primeiro julgamento de perda de imunidade a partir de 6 de março de 2000, quando o juiz Guzmán pediu aos tribunais o fim de sua imunidade como senador vitalício, três dias após a volta do general de Londres, onde esteve preso durante 17 meses, quando o juiz espanhol Baltasar Garzón tentou sem sucesso obter sua extradição.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página