Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2009 - 07h45

Líder do Fatah inaugura congresso com discurso sobre "brecha" com Hamas

Publicidade

da Efe, em Belém

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e líder do Fatah, Mahmoud Abbas, inaugurou nesta terça-feira a 6ª Conferência do grupo dizendo que as diferenças com o movimento islâmico radical Hamas, que controla a faixa de Gaza, aumentaram.

"Com suas ações contra nossos militantes na faixa de Gaza, o Hamas abriu uma brecha com o Fatah", afirmou.

O líder palestino se referia à última de uma série de ações contra os ativistas do Fatah em Gaza, com o que o Hamas impediu que fossem à conferência, de três dias e que abriu hoje suas portas na cidade de Belém, na Cisjordânia.

O Hamas se nega a permitir que os mais de 400 residentes na faixa convidados como delegados vão ao encontro na Cisjordânia, onde se juntariam aos 2.200 que participam da conferência.

Para levantar o boicote ao evento, o Hamas exige a libertação de cerca de mil militantes que estão em prisões na Cisjordânia, território controlado pela ANP.

O Fatah, que completou 44 anos em janeiro passado, se encontra hoje em um dos seus piores momentos depois que perdeu as eleições legislativas em janeiro de 2006 para o Hamas, enquanto sua cúpula é considerada por grande parte da sociedade palestina corrupta e "colaboradora" com Israel.

Grande parte da militância do Fatah espera que a convocação da conferência sirva para regenerar a liderança do partido.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página