Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2009 - 09h48

Rússia coloca tropas em alerta e aumenta tensão na Ossétia do Sul

Publicidade

da Folha Online

A Rússia colocou nesta terça-feira suas tropas em estado de "vigilância reforçada" na região separatista georgiana da Ossétia do Sul, uma ação que aumenta a tensão regional depois do que Moscou classificou uma série de provocações de Tbilisi, informou o ministério das Relações Exteriores russo.

"A situação é efetivamente tensa; as provocações por parte dos georgianos não cessam", indicou um porta-voz do ministério, Andrei Nesterenko, em um comunicado. "Por isso os militares e os guardas de fronteira russos que se encontram na Ossétia do Sul foram colocados em estado de vigilância reforçada", acrescentou.

Arte/Folha Online

Há quase um ano, em 7 de agosto, Geórgia e Rússia entraram em guerra depois que forças georgianas entraram na região separatista da Ossétia do Sul, cuja segurança era feita por tropas russas.

A Geórgia, que fazia parte da União Soviética, tenta nos últimos anos, sob o governo de Mikhail Saakashvili, afastar-se da esfera de influência russa e aproximar-se do ocidente, para irritação do governo russo e de opositores internos. O movimento tem favorecido os movimentos separatistas nas duas regiões que contam com grande contingente de população russa.

Nesterenko classificou o alerta como uma medida preventiva contra escalada da tensão regional. Nos últimos dias, separatistas da Ossétia do Sul e autoridades georgianas trocaram acusações de tiroteios e ataques com morteiros em diversas ocasiões.

Com France Presse e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página