Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2003 - 11h45

Fotos de corpos de Uday e Qusay Hussein são divulgadas em Bagdá

da Folha Online

O Exército dos Estados Unidos divulgou hoje em Bagdá as fotos dos corpos de Uday e Qusay Hussein, filhos do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, numa tentativa de aplacar as reações de ceticismo e descrença quanto à morte dos irmãos.

Autoridades americanas em Bagdá divulgaram duas fotos do torso e do rosto de Uday, 39, e duas fotos de Qusay, 37. Para efeito de comparação, as imagens estão acompanhadas de fotos dos irmãos vivos e chapas de raio-X aparentemente usadas para identificar Uday.

Reuters
Corpo de Qusay Hussein, em foto divulgada pelos EUA
Os filhos de Saddam foram mortos na terça-feira (22) quando 200 soldados dos EUA atacaram seu esconderijo em Mossul (norte do Iraque) com helicópteros, granadas, artilharia pesada e mísseis antitanque.

A decisão de divulgar as fotos foi tomada pelo secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, segundo o coronel George Rhynedance.

A decisão do Exército dos EUA de divulgar as fotos é controversa --o Pentágono criticou redes de TV árabes quando mostraram imagens de soldados americanos mortos e capturados durante a Guerra do Iraque.

Reuters
Corpo de Uday Hussein, em foto divulgada pelos EUA
A Convenção de Genebra (1949) sobre prisioneiros de guerra estabelece que as pessoas capturadas durante os conflitos não devem ser filmadas ou fotografadas. Uday e Qusay, porém, foram mortos em combate e não se enquadram na descrição de prisioneiros.

Muitos iraquianos disseram que não acreditariam que Uday e Qusay estavam realmente mortos se não vissem provas, e essa foi a justificativa dos EUA para a divulgação das imagens dos cadáveres.

A maioria dos jornais iraquianos não é publicada às sextas-feiras, dia sagrado para os muçulmanos, mas Ismail Zaiyer, editor do "Al Sabah", jornal apoiado pela administração americana no Iraque, disse que publicaria uma edição especial amanhã para mostrar as fotografias.

Reuters
Qusay (esq.) e Uday, filhos do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, em foto de arquivo
Um funcionário do Exército norte-americano mostrou duas fotos de Uday e duas de Qusay a um repórter iraquiano da agência de notícias Reuters habituado com a aparência dos dois homens. Uday foi facilmente reconhecido apesar de ferimentos que destruíram seu nariz e seu lábio superior.

O rosto de Qusay não mostrava nenhum sinal de ferimento. As fotografias mostram os rostos e torsos dos dois irmãos.

Um médico do Conselho de Governo do Iraque, que viu hoje os cadáveres de Uday e Qusay Hussein, afirmou que "não há nenhuma dúvida" de que são os corpos dos filhos do presidente deposto.

"Sem nenhuma dúvida, são os cadáveres de Uday e Qusay", declarou Muwaffak al Rubai, depois de ter visto seus corpos no necrotério de Bagdá, o que constitui a primeira confirmação da morte dos filhos de Saddam Hussein, independente das afirmações da coalizão anglo-americana.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  • Veja galeria de fotos de Uday e Qusay Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Fogão Fogão De diversas marcas a partir de R$ 358,20

    Notebook Notebook Windows 8, LED, Intel" Core a partir de R$ 799,00

    Home Theater | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página