Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2003 - 14h04

Artigo: Blair escapa de tufão na Ásia e enfrenta furacão em casa

INGRID BAZINET
da France Presse

O premiê britânico, Tony Blair, encurtou seu giro asiático devido à chegada de um tufão, mas em seu país corre o risco de se encontrar no olho do furacão desencadeado pelo aparente suicídio do especialista em armamentos David Kelly.

Blair teve de suspender sua visita a Hong Kong para escapar do tufão Imbudo, que se dirigia para aquele país.

Reuters - 24.02.2003
Tony Blair, primeiro-ministro do Reino Unido
Oficialmente, o retorno antecipado de Blair não tem nada a ver com a morte do biólogo e conselheiro governamental David Kelly, principal fonte de informação da BBC para acusar o premiê de ter "exagerado" um informe sobre armamento iraquiano para justificar a intervenção militar contra o regime de Saddam Hussein.

Fontes ligadas ao primeiro-ministro disseram que Blair não pretende aparecer em público hoje. Ele deverá conceder na segunda-feira (28) sua entrevista mensal à imprensa.

O premiê britânico vai entrar de férias a partir da semana que vem e partirá com sua família a Barbados, no Caribe, abandonando assim o sul da França, como era seu costume nos últimos anos.

Tony Blair está em seu pior momento segundo as pesquisas, já que 54% dos britânicos afirmam estar insatisfeitos com a administração de Blair, de acordo com uma pesquisa ICM publicada na última terça-feira (22).

Segundo o jornal "Daily Telegraph", Blair se reunirá, antes de partir, com seu diretor de comunicação, Alastair Campbell e seu ministro de Defesa, Geoff Hoon.

Campbell foi pessoalmente questionado pelo jornalista Andrew Gilligan, da BBC, que o acusou de ter "exagerado" um informe oficial sobre o Iraque difundido em setembro do ano passado, no qual se afirma que Bagdá podia dispor de suas armas de destruição em massa em 45 minutos. Campbell nega essa afirmação.

Leia mais
  • Entenda a polêmica entre BBC e governo Blair

    Especial
  • Leia mais notícias sobre o Reino Unido
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página