Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2003 - 15h29

França apresenta desculpas ao Brasil pelo caso Ingrid Betancourt

da France Presse, em Paris

O ministro francês das Relações Exteriores, Dominique de Villepin, apresentou hoje desculpas ao colega brasileiro Celso Amorim pela maneira como foi realizada a operação, no Brasil, para resgatar a ex-candidata presidencial colombiana, de nacionalidade também francesa, Ingrid Betancourt.

O ministro francês, que conversou hoje com Amorim sobre o assunto, "lamenta por não ter podido entrar em contato antes, como gostaria o chanceler Amorim, e pela situação embaraçosa que isso teria causado às autoridades brasileiras", assegurou o comunicado da chancelaria francesa.

Villepin "citou as condições de urgência que levaram ao envio de missão médica a Manaus [Amazonas]" e "garantiu" a seu colega brasileiro "sua vontade de evitar situações parecidas, no futuro".

Pouco antes, o governo do Brasil havia anunciado insatisfação com as explicações da França sobre a malograda operação para libertar a ex-candidata presidencial, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Um avião militar francês pousou no dia 9 de julho em Manaus com 11 pessoas a bordo, entre elas o chefe adjunto de gabinete de Dominiquie de Villepin, Pierre Henri Guignard.

Quatro membros da equipe deslocaram-se depois, em táxi aéreo, para perto da fronteira colombiana onde esperaram, em vão, durante 24 horas, a libertação de Ingrid Betancourt.

A equipe deixou o Brasil no dia 13 de julho por insistência das autoridades brasileiras.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página