Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2009 - 19h31

Pesquisa diz que oposição pode acabar com hegemonia conservadora no Japão

Publicidade

da Reuters, em Tóquio (Japão)

O opositor Partido Democrata do Japão pode ganhar cerca de 300 das 480 cadeiras do Legislativo do Japão nas próximas eleições, marcadas para o dia 30 de agosto. Segundo a enquete, publicada pelo jornal "Asahi", os democratas podem encerrar assim uma hegemonia de 50 anos no poder do conservador Partido Liberal Democrata.

A pesquisa de intenção de voto, contudo, indica uma grande fatia do eleitorado --30% a 40%-- não sabem ainda em quem vão votar. Outros 25% afirmam que podem mudar de voto. O cenário, afirma o jornal, indica que a eleição será disputada --e incerta-- até o último dia da campanha.

As pesquisas anteriores de opinião mostravam os democratas bem a frente do PLD, que perderia assim a chefia do Legislativo pela segunda vez em 54 anos.

Os democratas focam sua campanha em uma plataforma de recuperação econômica, com mais dinheiro nas mãos dos consumidores, a estagnação da taxa de 5% sobre as vendas pelos próximos quatro anos e uma posição diplomática menos subserviente ao aliado Estados Unidos.

Os mercados financeiros receberam bem as propostas de uma política mais tranquila em meio à recessão no país, embora alguns analistas indiquem que os planos ambiciosos dos democratas podem inflar a já alta dívida pública.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página