Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2003 - 21h09

Polícia apreende 3,5 toneladas de explosivos na região de Bogotá

da France Presse, em Bogotá

Agentes da polícia colombiana apreenderam cerca de 3,5 toneladas de explosivos, armas e munições no município de Sibaté, 20 km a sudoeste de Bogotá, revelou hoje o coronel Luis Eduardo Herrera, comandante da polícia do Departamento de Cundinamarca.

O arsenal, que pertenceria às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), ''estava pronto para ser utilizado a qualquer momento contra a capital do país e as regiões próximas'', disse o coronel Herrera.

Toneladas de explosivos, nove fuzis automáticos, sete lança-granadas e mais de 10 mil cartuchos de vários calibres estavam escondidos em uma granja na zona rural de Sibaté.

Durante a operação, as autoridades prenderam quatro pessoas que estão sendo interrogadas.

O coronel Herrera evitou fazer qualquer relação entre o arsenal e o primeiro aniversário do governo do presidente Alvaro Uribe, ocorrido hoje.

Exército e polícia reforçaram a segurança em Bogotá e em outras cidades de país, como Tunja, capital do Departamento de Boyacá, onde Uribe celebrou seu primeiro ano no governo na Ponte de Boyacá, local onde a Colômbia obteve sua independência há 184 anos.

Em meio à expectativa em torno da cerimônia, o comandante do Exército, general Carlos Ospina, revelou que a inteligência obteve informações de uma reunião de membros das Farc para planejar um atentado contra Uribe. O encontro teria ocorrido em um povoado entre os Departamentos de Boyacá e Casanare.

Há um ano, quando Uribe prestava juramento como novo presidente da Colômbia, as Farc lançaram um ataque de morteiro contra o Palácio do Governo, ferindo quatro policiais. Duas granadas disparadas contra o palácio caíram na rua e mataram 21 pessoas.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página