Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2003 - 19h08

Igreja Católica de Boston oferece US$ 55 mi a vítimas de abusos

da Folha Online

A Arquidiocese de Boston, no Estado americano de Massachusetts (nordeste), ofereceu hoje um acordo de US$ 55 milhões para as supostas vítimas envolvidas em cerca de 500 casos de abuso sexual praticados por sacerdotes católicos.

''Nós estamos considerando a proposta'', disse Carmen Durso, um dos advogados das vítimas. ''É um primeiro passo promissor'', declarou ela.

A Igreja de Boston foi alvo, no ano passado, de um processo judicial contendo 542 acusações de abusos sexuais contra religiosos. Os advogados das supostas vítimas formaram uma comissão para estudar a oferta. Carmem Durso afirmou que o processo pode levar meses.

Segundo documentos da Justiça americana, a Arquidiocese também concordou em fazer outras concessões.

''A proposta foi feita nesta tarde'', disse Mitchell Garabedian, outro advogado das vítimas.

O acordo surge uma semana depois da posse do novo arcebispo de Boston, Sean Patrick O'Malley.

Jeffrey Newman, advogado de mais de 200 demandantes, disse que os advogados a discutirão com as vítimas, e apresentarão uma contraproposta em uma semana. ''Pela primeira vez em um ano e meio, somos tratados como iguais e seres humanos, e nos pedem para discutir a solução daquele que foi um tormento para uma grande quantidade de pessoas'', declarou.

Os advogados tiveram uma relação muito tensa com o antecessor de O'Malley, cardeal Bernard Law, quem acusaram de resistir a negociar uma saída para as queixas.

Garabedian advertiu que há um longo caminho pela frente, e que tantas queixas vão dificultar o fechamento de um acordo. ''Mas é um sinal de boa-fé da Arquidiocese, e se deve destacar que também concordaram em pagar o custo dos advogados das vítimas após o acordo'', lembrou.

Ann Webb, coordenadora regional da Rede de Sobreviventes Abusados por Sacerdotes (SNAP, na sigla em inglês), disse que o dinheiro não resolverá todo o problema. ''Isso é preocupante, porque há muito o que fazer para garantir que nossas crianças estejam seguras no futuro'', afirmou Webb.

Segundo um relatório divulgado pelo procurador-geral de Massachusetts, o clero de Boston teria responsabilidade direta no encobrimento de acusações de abuso contra 250 padres ou funcionários eclesiásticos. Mil vítimas dizem ter sofrido abuso sexual nos últimos 60 anos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre pedofilia na igreja
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página