Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2003 - 18h14

Prefeito de NY diz que ''não há evidência'' de terrorismo em blecaute

da Folha Online

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, declarou que "não há evidência" de que o blecaute que atingiu a região leste dos EUA e parte do Canadá seja causado por um atentado terrorista, e que o apagão seria motivado por causas naturais.

Bloomberg disse, em entrevista à rede de TV CNN, que a energia deve voltar ao normal durante a noite, mas depois afirmou que o sistema pode retornar apenas amanhã. Ele afirmou que a queda de energia, ocorrida por volta das 15h30 (16h30 em Brasília), teria sido causada por uma sobrecarga na usina de Niagara Mohawk, que teria levado ao seu desligamento automático.

"Foi possivelmente uma causa natural que interrompeu o sistema elétrico" explicou, referindo-se à estação elétrica da região do rio Niágara.

A Comissão Reguladora Federal de Energia confirmou a informação e negou que o corte seja consequência de uma ação terrorista.

Segundo o porta-voz da comissão, Bryan Lee, o apagão foi causado por uma estação de força de Manhattan, que desestabilizou a rede elétrica até a região do Canadá. "Nós não temos indicação de haja qualquer terrorismo envolvido", disse Lee.

O FBI (polícia federal dos EUA) está investigando o corte, mas não dispunha de qualquer informação sobre o caso, de acordo com o porta-voz Bill Carter, em Washington.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Blecaute atinge norte dos EUA e cidades canadenses
  • Blecaute ocorre durante verão americano e causa caos
  • Blecaute pára metrô, semáforos, celulares em NY; população teme atentado
  • Blecautes atingiram a Califórnia no início de 2001
  • Apagão causa congestionamento em aeroportos de Nova York
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página