Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2003 - 14h24

Morre em Bagdá o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, 55

da Folha Online

O diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, 55, representante especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Iraque, morreu hoje após ficar gravemente ferido pela explosão que atingiu a sede da entidade em Bagdá, declarou Fred Eckhard, porta-voz do secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

Arquivo Reuters
Sérgio Vieira de Mello, representante especial da ONU para o Iraque
"O secretário-geral anuncia com profundo pesar que se confirmou que Sérgio Vieira morreu no atentado contra as instalações da ONU em Bagdá", disse Eckhard.

As bandeiras na sede da ONU em Nova York estão hasteadas a meio pau em homenagem a Vieira de Mello, que atualmente combinava os cargos de representante especial de Annan no Iraque e de alto comissário da ONU para Direitos Humanos.

Uma forte explosão de carro-bomba atingiu hoje a sede da ONU em Bagdá, matando 17 pessoas e deixando dezenas de feridos, disseram autoridades.

A explosão ocorreu na região do hotel Canal, que abriga o quartel-general da ONU na capital iraquiana, às 16h40 (9h40 em Brasília).

Salim Lone, porta-voz da ONU na capital iraquiana, declarou que equipes de resgate tentaram durante horas tirar Vieira de Mello dos escombros de seu escritório, que foi destruído pela explosão.

Segundo Lone, a explosão ocorreu debaixo da janela de Viera de Mello. "Acho que foi planejado para isso."

Vieira de Mello foi escolhido em maio por Annan, como seu representante especial para o Iraque por um período inicial de quatro meses.

O diplomata era representante da ONU desde 1969 e chefiou a missão da organização no Timor Leste. Antes disso, ele liderou interinamente a operação da ONU em Kosovo.

A maior parte da carreira do diplomata se desenvolveu no gabinete do Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados), em Genebra (Suíça).

Fluente em inglês e francês, Vieira de Mello estudou no Rio de Janeiro e recebeu títulos de doutorado em filosofia e ciências sociais pela Universidade de Paris.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello

    Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página