Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2003 - 15h57

Conselho de Segurança se reúne para discutir ataque em Bagdá

da France Presse, em Nova York

O Conselho de Segurança das Nações Unidas iniciou hoje uma reunião a portas fechadas para discutir a situação no Iraque após o atentado contra a sede da ONU em Bagdá, que deixou 17 mortos, incluindo o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, e dezenas de feridos.

Espera-se que a reunião se centralize na segurança da missão da ONU, uma questão que já gerou algumas controvérsias entre as Nações Unidas e a coalizão dirigida pelos Estados Unidos que ocupam o Iraque.

"Discutiremos os recentes acontecimentos e ouviremos algumas propostas", disse Faisal Mekdad, embaixador adjunto da Síria, que exerce a presidência rotativa do conselho.

Mekdad disse a jornalistas antes da reunião que a segurança pouco rigorosa das forças de coalizão foi em parte responsável pelo atentado.

"Não é preciso fazer especulações neste momento", disse Mekdad. "É muito mais importante reforçar as medidas de segurança. A responsabilidade de cada parte é muito clara, e achamos que cada parte deve assumir sua responsabilidade".

Mekdad negou-se também a especular sobre a possibilidade de enviar tropas da ONU ao Iraque, afirmando que todos esses temas "serão discutidos".

Especial
  • Veja galeria de fotos de Sérgio Vieira de Mello
  • Veja galeria de fotos do atentado
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página