Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2003 - 23h46

Confrontos matam sete rebeldes e ferem três soldados na Colômbia

da France Presse, em Bogotá

Cinco guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e dois do ELN (Exército de Libertação Nacional) morreram nesta noite em confrontos com o Exército colombiano em diversas regiões do país, informaram os militares.

As mortes ocorreram nas zonas rurais dos Departamentos de Bolívar (norte), Antioquia (noroeste), Valle (sudeste), Meta (centro) e Putumayo (sul), segundo o Exército.

Em Mesetas, três soldados caíram em um campo minado durante uma operação e se feriram. Na mesma ação, os militares apreenderam fuzis, pistolas, metralhadoras, lança-granadas, projéteis, meia tonelada de explosivos e equipamentos para comunicação.

Em outra operação, 17 supostos membros do ELN foram detidos. Segundo as autoridades, eles se dedicavam a sequestros no Departamento de Santander.

O comandante da Polícia Nacional, general Luis Alfredo Rodríguez, afirmou que 150 homens da força pública participaram dessas operações.

''Era a maior rede de sequestradores do ELN, formada também por técnicos em explosivos para atentados contra torres de energia e infra-estruturas rodoviárias'', destacou o comandante.

Além disso, unidades do Exército colombiano prenderam na madrugada desta quarta-feira dois paramilitares das Autodefesas Unidas da Colômbia na zona rural do porto fluvial de petróleo de Barrancabermeja, em Santander.

O Exército também evitou uma série de atentados com dinamite que, segundo militares, tinham sido planejados pelas Farc no Departamento do Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela. De acordo com a 5ª Brigada do Exército, nessa operação foram apreendidas 20 bombas na zona rural da localidade de Arboledas.

''As bombas tinham 20 kg de explosivos cada uma e, conforme mostravam documentos encontrados no local, seriam usadas em atentados contra postos policiais, unidades militares e instalações da prefeitura'', destacou um comunicado do Exército, acrescentando que o material foi achado após combates com a Frente 33 das Farc.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página