Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2003 - 20h04

Saiba mais sobre as eleições na cidade de Buenos Aires

da France Presse, em Buenos Aires

Os eleitores de Buenos Aires vão às urnas no domingo (24) para escolher o novo prefeito da capital, numa eleição polarizada que apresenta como favoritos Mauricio Macri (centro-direita) e Aníbal Ibarra (centro-esquerda).

Segundo as pesquisas, Ibarra e Macri deverão se enfrentar num eventual segundo turno, no dia 14 de setembro, se não conseguirem os 50% dos 2,6 milhões de votos no primeiro turno, de acordo com a lei eleitoral.

Veja os principais dados das eleições para prefeito, deputados e vereadores:

- Um prefeito e um vice-prefeito serão eleitos para um mandato de quatro anos (2003-2007).

- Também serão eleitos 60 membros da Câmara dos Vereadores (renovação total) e 12 integrantes da Câmara dos Deputados da Argentina, que tem 257 cadeiras.

- A cidade de Buenos Aires possui autonomia como as 23 Províncias do país. Também é o distrito federal e sede do governo nacional.

- O distrito é o segundo do país, com 2,6 milhões de eleitores cadastrados.

- Um total de 33 partidos e alianças apresentaram candidaturas, incluindo a do atual prefeito, Aníbal Ibarra (centro-esquerda), que tentará a reeleição, e a do empresário Mauricio Macri (centro-direita). Os dois concentram 70% das intenções de voto, segundo as pesquisas.

- O estatuto eleitoral estabelece que se nenhum candidato conseguir 50% dos votos no primeiro turno, um segundo turno será realizado no dia 14 de setembro.

- A primeira eleição na capital argentina aconteceu em 1996. Antes, o prefeito era designado pelo presidente do país. A primeira votação foi ganha por Fernando de la Rúa e a segunda, por Ibarra, em 2000.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página