Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2003 - 20h43

Protesto contra Bush reúne centenas de pessoas em Seattle

da France Presse, em Seattle (EUA)

Um protesto contra o presidente George W. Bush durante sua visita à região noroeste dos Estados Unidos reuniu cerca de 500 manifestantes na cidade de Seattle.

Os manifestantes percorreram as ruas de Seattle para protestar contra a política econômica de Bush e a guerra no Iraque.

A segurança foi reforçada em Seattle, que foi palco de violentos protestos contra a globalização durante a reunião da OMC (Organização Mundial do Comércio), em 1999.

''Bush mente e a gente morre'', gritavam as pessoas. Muitos manifestantes pertenciam aos sindicatos locais, incluindo o sindicato da indústria aeronáutica.

A zona noroeste dos Estados Unidos atravessa uma forte crise econômica, com altas taxas de desemprego, o que provocou hoje o anúncio da Boeing de que despedirá 1.250 empregados de sua unidade na região.

''Perdemos 57 mil empregos desde que Bush assumiu o poder'', assinalou o presidente do partido democrata, Paul Berendt.

Outros manifestantes protestaram contra a Guerra do Iraque. ''Não nos podemos permitir dominar o mundo'', disse o desempregado Al Swingen.

''A política externa está baseada em mentiras e gera seu próprio Waterloo'', disse Alejandro Di, de origem peruana.

A professora Karen Brooks, que vive em Seattle, se mostrou furiosa com a política ambientalista do governo Bush. ''As leis do meio ambiente estão sendo escritas pelas indústrias que deveriam ser controladas''.

O presidente americano realizou uma visita de dois dias a Washington e Oregon para arrecadar fundos para a campanha eleitoral visando sua reeleição em 2004.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página