Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2003 - 21h30

Exército colombiano prende 21 rebeldes e paramilitares

da France Presse, em Bogotá

O Exército colombiano deteve 13 guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e oito paramilitares nos Departamentos de Sucre e Bolívar, no litoral norte do país, informaram hoje militares.

Oito rebeldes, membros da Frente 37 das Farc, foram presos na localidade de Carmen de Bolívar, durante a Operação Justiça 3, lançada pela forças especiais antiterroristas do Exército.

Nesse grupo, estão Moisés Rivera Cantillo e Wilfredy Ortega Rivero, acusados pelas autoridades de planejar o atentado contra um comboio militar na localidade de Zambrano, que matou 13 fuzileiros navais em 24 de junho passado.

Cantillo e Rivero também são acusados pelos militares e promotores colombianos de atentar contra a sede da empresa de energia elétrica e outras instalações estatais de Carmen de Bolívar.

Em outras operações, tropas da 1ª Brigada de Fuzileiros da Marinha capturaram em Corozal, Sucre, quatro guerrilheiros da Frente 35 das Farc, que as autoridades acusam de extorsão.

Outro rebelde, identificado como Segundo Turizo, suposto membro da comissão de finanças da Frente 35 das Farc, foi preso no município de San Benito, Sucre.

Além deles, oito membros das paramilitares Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) foram detidos na região de Ñanguma e María la Baja, também em Bolívar.

Durante as operações, realizadas com o apoio da polícia, as tropas apreenderam armas, granadas, bombas e material para fabricação de bombas.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página