Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2003 - 13h06

Explosão deixa 5 mortos e 39 feridos na Colômbia, diz governo

da France Presse, em Bogotá (Colômbia)
da Folha Online

A explosão de uma bomba no porto do município colombiano de Puerto Rico, 280 km ao sul de Bogotá, deixou cinco mortos, incluindo duas crianças, e 39 feridos, segundo o balanço final do governo local, que retificou a cifra de sete mortos divulgada ontem.

"Duas crianças e três adultos morreram e outras 39 pessoas ficaram feridas. Este é o balanço oficial do que aconteceu ontem", declarou o secretário de governo de Puerto Rico, Wilson Muñoz, que reconheceu ter divulgado antes cifras incorretas em meio à confusão do incidente.

Segundo Muñoz, a bomba, que explodiu na manhã de ontem, estava em um caixa que chegou ao ao porto sobre o rio Ariari transportada em uma embarcação a bordo da qual viajavam 56 camponeses que iam se abastecer na praça do mercado de Puerto Rico.

Um menino de 12 anos, que trabalhava no porto com seu pai ajudando os viajantes com a carga, pegou a caixa que ficou abandonada na lancha e segundo depois explodiu.

A criança e seu pai morreram na hora, assim como outra criança de um ano e meio de idade, e outros dois adultos, disse Muñoz, encarregado da segurança em Puerto Rico.

Autoridades civis e militares atribuíram o atentado à frente 44 da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), que operam na região.
"Eles são o inimigo número um que temos aqui. Eles têm ameaçado de morte a nós, funcionários públicos, mas permanecemos firmes", disse Muñoz.

A explosão provocou danos em pequenos postos comerciais da praça de mercado, muito concorrida na hora do atentado. "Nada lhes importa. Talvez a bomba tenha sido dirigida contra o exército no porto, mas todas as vítimas são civis", declarou Muñoz.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página