Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2009 - 07h52

Netanyahu encurta visita à ONU para não encontrar Ahmadinejad, diz jornal

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, encurtou sua participação nos debates da Assembleia Geral das Nações Unidas para "não ter de se ver na mesma sala" com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirma nesta quinta-feira o jornal israelense "Maariv".

Netanyahu viajará para Nova York, nos Estados Unidos, dentro de duas semanas para o período de sessões da Assembleia Geral mas decidiu encurtar em um dia sua visita com o objetivo de evitar se encontrar com o presidente do Irã.

Desta forma, afirma o jornal, o premiê israelense não deve presenciar o discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama --que adotou um discurso duro contra o avanço judaico nos assentamentos na Cisjordânia, criando uma tensão rara nas amistosas relações entre os dois países.

"Em perspectiva histórica Netanyahu não quer ser fotografado com um ditador que nega o Holocausto e exorta à destruição de Israel", explicam fontes próximas a primeiro-ministro, citadas pelo "Maariv".

Os lugares destinados aos representantes de Israel e do Irã na Assembleia Geral estão muito próximos, assim, não seria difícil fotografar ambos os líderes quando estivessem na sala para as sessões mais importantes.

Netanyahu, que viajará para Nova York no dia 22 de setembro, não confirmou sua participação em um encontro trilateral na sede da ONU com Obama e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para retomar o processo de paz do Oriente Médio.

Sua resposta se conhecerá depois da visita que o enviado especial de Obama, o senador George Mitchell, deve realizar à região este fim de semana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página