Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2009 - 13h00

Túnel desmorona e deixa ao menos dois mortos na faixa de Gaza

Publicidade

da Folha Online

O desabamento de um túnel clandestino entre a faixa de Gaza e o Egito deixou ao menos dois palestinos mortos e outros três desaparecidos, segundo testemunhas e fontes médicas locais.

O chefe do serviço de emergências de Gaza, Moawiya Hassanain, disse à imprensa que os dois mortos tinham 18 e 20 anos e eram trabalhadores locais. Eles foram surpreendidos pelo inesperado desabamento da passagem subterrânea.

Fontes do movimento islâmico radical Hamas, que controla a faixa de Gaza, disseram que, até o momento, as causas do desmoronamento do túnel não foram esclarecidas. No entanto, moradores da região disseram ter ouvido uma grande explosão pouco antes de a passagem subterrânea ruir.

Moradores de Gaza passam diariamente por dezenas de túneis subterrâneos, construídos para tentar furar o ferrenho bloqueio imposto por Israel à faixa de Gaza em junho de 2007, quando o Hamas tomou à força o poder.

Essas passagens são usadas por contrabandistas, que levam para Gaza alimentos, artigos de primeira necessidade e armas.

O grupo de direitos humanos local Mezan afirma que mais de 107 trabalhadores morreram nestes túneis desde 2007, a maioria deles jovens.

O mês sagrado muçulmano Ramadã, que acaba no próximo fim de semana, é um tempo de grande movimentação por estes túneis devido à demanda maior por comida e mercadorias.

Com Efe e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página