Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2009 - 08h30

Irã e Turquia serão as próximas potências, diz Ahmadinejad

Publicidade

da Efe, em Teerã (Irã)

Irã e Turquia devem reforçar as relações para emergir como potências na região do Oriente Médio após a "iminente queda das atuais potências arrogantes", afirmou o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

"O progresso [das relações] entre Turquia e Irã interessa a todos os países da região e do mundo", disse Ahmadinejad na noite deste sábado, quando recebeu o ministro de Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu.

"As relações entre ambos os países devem se expandir em diferentes campos, especialmente no energético", acrescentou Ahmadinejad, cujas declarações foram reproduzidas pela agência oficial de notícias Irna.

Davutoglu, por sua vez, afirmou que, "devido à atual conjuntura no mundo, a ampliação das relações entre Irã e Turquia é necessária".

O ministro turco, que volta neste domingo para casa, também se reuniu com o presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, a quem expressou o apoio da Turquia às negociações do Irã com o Ocidente.

Neste sentido, Davatoglu disse que a Turquia respalda o direito de todos os países a desenvolver energia nuclear com fins pacíficos.

No sábado, o diretor de investimentos da Companhia Nacional de Petróleo iraniano, Ali Ghanimifard, anunciou que seu país chegou a um acordo com Ancara para fornecer gás do Turcomenistão à Turquia pelo território iraniano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página